Saiba como a Internet das Coisas impulsiona a logística

A Internet das Coisas é uma das tecnologias mais revolucionárias da história da humanidade. Hoje, segmentos da sociedade e dos negócios são impactados por essa inovação.
O grande diferencial da Internet das Coisas (IoT) é o alcance expansivo. No setor de logística, por exemplo, ela pode modernizar os processos de diversas operações:

  • Gestão de frotas;
  • Rastreamento de fretes;
  • Desempenho de motoristas;
  • Análise de combustível.

Como gestor, é importante estar atento ao impacto que esta nova solução pode ter na logística da sua empresa.
Para te ajudar, preparamos este artigo explicando o conceito de IoT e outros pontos pertinentes para o ramo de automatização industrial
 

Saiba o que é a Internet das Coisas

Como mencionado na introdução, a IoT é uma tecnologia com um poder de processamento incrível. Embora existam muitos conceitos sobre a importância da inovação, a compreensão dela não é tão clara.
Tudo começou no início dos anos 1990, quando os varejistas do Reino Unido experimentaram um cartão fidelidade com chips embutidos.
Com o tempo, a inovação evoluiu e hoje vislumbramos a tecnologia da Internet das Coisas, capaz de conectar vários sistemas, ferramentas e dispositivos pela Internet, tornando os processos mais automáticos e inteligentes, inclusive, integrando o físico ao digital.
O grande diferencial da IoT é o fato de que não há limite para suas aplicações. O conceito pode funcionar em qualquer dispositivo, desde que o trabalho de engenharia seja feito por profissionais.
A Internet das Coisas pode estar presente no chão da fábrica, em geladeiras e caminhões. Não é à toa que é considerada uma tecnologia disruptiva.
A partir de sua aplicação, o fluxo de trabalho da empresa de locação de impressoras pode ser otimizado ao máximo. Dentro da própria logística, pode ir desde a contratação de um motorista até o controle de combustível do veículo.
 

Entenda como a Internet das Coisas influencia a logística

Como um dos segmentos que mais investem em tecnologia, a logística já é fortemente impactada pela Internet das Coisas.
Dê uma olhada em algumas das aplicações da IoT nesse ramo nos tópicos a seguir.
 

Melhor controle de rotas dos veículos

Um dos maiores desafios da logística é superar os problemas das estradas brasileiras, como buracos, roubos, falta de pavimentação, etc.
Com isso, muitas entregas não são feitas ou são entregues com atraso, o que afeta diretamente a rentabilidade das empresas transportadoras em Ribeirão Preto, assim como outras partes do Brasil,  e o relacionamento com o cliente.
A Internet das Coisas pode ajudar a evitar essas circunstâncias adversas. Ao conectar sensores a um veículo, sua empresa pode receber informações de localização e outros dados relevantes do veículo.
Assim, com o auxílio de programas de monitoramento de tráfego, é possível informar ao motorista qual o melhor caminho a seguir em diferentes situações.
Embora não seja possível evitar todas as dificuldades, a operação tende a melhorar significativamente.

Otimização do gerenciamento de estoque

Os serviços internos, como a gestão de estoque, também foram significativamente melhorados pela Internet das Coisas.
Sabemos que o uso de IoT é praticamente ilimitado. A tecnologia pode, portanto, ser aplicada tanto em mercadorias, via radiofrequência e códigos de barras, quanto em portas e prateleiras de armazéns.
Com isso, o controle de estoque fica muito mais flexível e eficiente, proporcionando um novo cenário para atividades como preparação de pedidos, controle de validade e inventário.

Rastreamento de veículos

Há alguns anos, seria quase impensável para uma empresa monitorar remotamente o desempenho de um veículo. Mas hoje, graças à Internet das Coisas, isso é totalmente possível.
Através de ferramentas instaladas em pontos estratégicos dos caminhões, as informações dos veículos são enviadas pela Internet e podem ser acessadas remotamente pelos gestores e profissionais responsáveis.
Assim, a situação mecânica, o nível de combustível e as engrenagens podem ser plenamente monitoradas.
Ao manter contato direto com o motorista, o gerente pode alertá-lo para qualquer situação futura, ajudando-o a tomar a melhor decisão para resolvê-la.
Esse benefício também ajuda você a se planejar com antecedência para facilitar a manutenção e a substituição de peças do veículo das  empresas de logística internacional.

Controle da jornada de trabalho dos motoristas

A Lei dos Motoristas (Lei 13.103/2015) trouxe muitas mudanças nos contratos de trabalho firmados com motoristas de todo o país.
Entre essas mudanças, foi introduzida uma jornada de trabalho fixa, pois é comum fazer viagens sem intervalo, uma das principais causas dos acidentes rodoviários.
Apesar dessa mudança importante, não é tão simples fazer esse controle, sobretudo se a empresa de alarmes monitorado não usa um sistema de monitoramento online.
Os sistemas inteligentes proporcionam mais segurança neste sentido, pois os gestores têm acesso em tempo real aos dados do veículo e do condutor, como o tempo de viagem e o tempo de descanso dele.
Em caso de qualquer descumprimento das regras, o funcionário pode ser contatado imediatamente, evitando as penalidades legais.
 

Mais exemplos de aplicações da Internet das Coisas

Os usos e aplicações de IoT vão além dos esquemas de logística e com certeza você usa ou conhece algum utensílio que pode ser aplicado na rotina e que conta com essa tecnologia.
A seguir vamos listar alguns usos da Internet das Coisas. Então, você vai entender melhor a proeminência e importância dela.

Embalagem inteligente

O uso de embalagens inteligentes já é popular há algum tempo, pois a grande maioria delas já possui códigos de barras que incluem informações sobre o preço do produto.
No entanto, a Internet das Coisas promete levar conveniência e eficiência a outro nível, graças à conectividade em tempo real.
Por exemplo, o prazo de validade é um tipo de detalhe que não tem controle prático em organizações que trabalham com produtos perecíveis.
Com embalagens realmente inteligentes, os dados da validade podem ser transmitidos ao controle de estoque e informar quando os itens estiverem chegando ao fim de sua vida útil.
Com isso, o gestor poderá criar promoções ou descontos específicos para não perder estes artigos. Também é possível enviar alertas sobre possíveis danos ou embalagens impróprias usando IoT.

Veículo sem motorista

Os carros sem motoristas já começaram a circular em fase de testes e em breve vão reduzir significativamente os custos logísticos.
Além da economia de custos por não ter que contratar motoristas, esses veículos prometem pegar as estradas mais econômicas e economizar muito dinheiro em combustível e manutenção, pois evitarão erros cometidos por humanos.
Também permitirão um melhor controle de carga, devido ao envio de informações em tempo real sobre as entregas, permitindo um melhor planejamento e, portanto, uma análise de riscos mais inteligente.
Dados como situação da embalagem do produto e envio também serão disponibilizados, permitindo que a empresa de  climatizadores evaporativos tenha total controle sobre a qualidade da entrega e garanta a satisfação do cliente.

Eletrodomésticos automatizados

Os próprios produtos tornam-se mais inteligentes quando conectados à Internet das Coisas. A empresa é capaz de obter dados como a frequência de uso e a durabilidade.
Dessa forma, é viável entender melhor a relação do cliente com os artigos e o comportamento do público-alvo para recomendar produtos mais adequados, de acordo com cada perfil.
Inclusive, já existem eletrodomésticos que utilizam este princípio, como geladeiras e freezers que avisam quando os alimentos estão acabando.
No entanto, à medida que o conceito evolui, veremos empresas enviarem materiais exclusivos para os clientes, como promoções específicas, combos personalizados e listas de compras, cada vez mais segmentados e direcionados.
 

Internet das Coisas é o presente e o futuro

Os benefícios da IoT na logística se refletem em economia de tempo e custo, eliminação de erros e mais satisfação do cliente.
A IoT cria infinitas possibilidades. Os sistemas de localização em tempo real (RTLA), juntamente com os dispositivos móveis sem fio, permitem total visibilidade das mercadorias em toda a cadeia de suprimentos.
Desde o despacho do fornecedor até a entrega ao cliente, todas as operações são acompanhadas de perto, o que aumenta o valor do produto ou serviço, bem como melhora a gestão dos fluxos.
A eficiência alcançada com a integração de GPS, sensores inteligentes, aplicativos móveis e wearables otimiza o uso de recursos, automatiza processos e garante melhor controle de estoque de forma imediata, reduzindo custos e ampliando a qualidade.
Isso reduz as perdas por danos na carga e melhora os prazos de entrega dos atuador pneumático. A empresa passa a ter a possibilidade de ser mais produtiva e, portanto, mais lucrativa.
Como você pode ver, ao integrar a Internet das Coisas aos processos logísticos, a rede de distribuição se torna cada vez mais complexa e as cadeias de suprimentos também mais exigentes.
A competitividade das empresas e dos fornecedores depende, em certa medida, da velocidade com que essa tecnologia é implementada.
Com isso em mente, não perca tempo para se atualizar a respeito dessa tecnologia. As   empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial não podem esperar para se destacar frente ao mercado, garantindo sua competitividade a longo prazo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Blog